quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SEGURANÇA EM FRAIBURGO – a dúvida crucial.


A Constituição brasileira estabelece em seu Artigo 144 que “A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos e é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio ...” . note-se que a Lei maior brasileira deixa muito claro, porquanto estabelece ser um DEVER do Estado mas também estabelece algo que poucas pessoas se apercebem que a RESPONSABILIDADE, aliada ao direito, é de TODOS.
É usual nos aflorarmos aos quatro ventos e sempre nos voltarmos contra os órgãos de segurança, mesmo contra autoridades que estão Presidentes, governadores ou mesmo Prefeitos municipais pela falta de segurança. Essa mesma Lei Mater separa o dever e a responsabilidade, qual seja os Governos detém a obrigação das providencias             para que haja a manutenção da segurança pública, no entanto, a RESPONSABILIDADE, e não só o direito, é de TODOS. Assim todos nós estamos envolvidos diretamente como responsáveis pela segurança pública, ou seja, ninguém, absolutamente ninguém, está isento dessa responsabilidade. O exercício desse compromisso pode ser exercido com a denúncia pelos crimes que são cometidos nas caladas das noites ou ao sol dos dias resplandecentes, contra os indefesos, os seres vivos, os poderosos inocentes, os cumpridores de suas obrigações, os detentores de direitos, os injustiçados e todos aqueles que tem sua moral, sua incolumidade física e seus direitos ofendidos e usurpados. TODOS tem responsabilidades quanto a segurança pública, cada um ao seu modo de fazer. Os menos aquinhoados com suas denúncias, com suas ajudas aos poderes constituídos para a salvaguarda da segurança pública e os que gozam de melhores condições financeiras, principalmente as Entidades inclusas como pessoas jurídicas, com esses mesmos métodos de denúncias e as mesmas ajudas aos poderes constituídos, acrescidos com a participação efetiva e direta para a viabilização de investimentos necessários e de real instrumentos para a aplicação da Segurança Pública.
Na semana pretérita Fraiburgo novamente, pela enésima vez, foi acordada com a notícia do assalto ao Banco do Brasil, onde foram violados os caixas eletrônicos, e os assaltantes saíram incólumes, tranquilos sem que ninguém os perturbassem na sua faina de buscar o dinheiro fácil, abundante e isento de qualquer incômodo. Estupefatos, nós o povo, tomamos conhecimento que a Policia da cidade tomou conhecimento somente pelas oito horas da manhã. Absurdo dos absurdos acontecer algo assim. Esse é o incentivo maior para que os bandoleiros e os criminosos de nosso pais sejam incentivados a permanecer nessa profissão deletéria porque passam a pensar – porque vou trabalhar se roubar um Banco é tão fácil ? Ora o que pode a policia de Fraiburgo fazer quando toma conhecimento somente horas após o crime, para caso iguais a esse ? – nada, absolutamente nada, a não ser instaurar o inquérito competente e passar a rezar para que o acaso os ajude. Infelizmente a preocupação dessas Instituições financeiras não estão muito preocupadas com a segurança pública porque tudo está no seguro e, cujo resultado final, sai dos nossos bolsos, via custos para eles, ressarcidos por nós que pagamos as famigeradas “taxas” bancárias.
Nos dias hodiernos a tecnologia está a serviço do homem de maneira também muito positiva e, para o caso da SEGURANÇA PÚBLICA vemos diuturnamente, pelos meios de comunicação, o quanto as câmeras em locais públicos tem auxiliado no desvendar dos crimes contra o patrimônio e contra a incolumidade física das pessoas e animais. Fraiburgo poderá ter implantado tais equipamentos (diga-se que os estivem em funcionamento a probabilidade de localização dos “sortudos” do Banco do Brasil seria muito maior) se a Prefeitura Municipal estivesse consciente de seu DEVER e as Sociedades Jurídicas também estivessem conscientes das suas RESPONSABILIDADES. A Prefeitura já disponibilizou parte dos recursos financeiros faltando somente uma melhor gestão para conscientizar quem tem dinheiro para também ser partícipe como responsável pela segurança pública. Em Fraiburgo temos inúmeros Bancos – empresas comercias grandes – indústrias de porte – postos de gasolina de relevo – empresas prestadoras de serviços relevantes – Hotéis proeminentes - enfim temos um potencial econômico expressivo e não podemos instalar umas cinquenta câmeras como guardiãs da Segurança Pública? Recuso-me em admitir isso. O valor de um equipamento desses não custo mais de dez mil reais. Tenho certeza que em nada influirá na gestão financeira de vós, OS GRANDES de Fraiburgo o pagamento de um ou mais instrumentos desses, pagos em várias parcelas. Lembrai-vos, VOS TAMBÉM SOIS RESPONSAVEIS PELA SEGURANÇA PÚBLICA.

publicado no jornal O CATARINENSE - ano XII - nº 595 - 19/10/2012.

Nenhum comentário: